quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

PUMP MUSCULAR




Para sentir os músculos é adequado, embora não necessário, que o praticante aprenda o nome dos principais músculos do corpo. A localização dos músculos é ensinada pela própria sensação de intumescimento, denominada em inglês como pump, e que motivou a expressão pumping iron.
Essa sensação é tradicionalmente identificada como indicativa da eficiência dos exercícios, embora sem evidências científicas. Quando o exercício não produz uma boa sensação de intumescimento costuma-se dizer que o exercício “não pegou” e, nesse caso, recomenda-se alguma modificação de técnica de execução, reduzir ou aumentar o peso ou mudar o aparelho.
Um aspecto técnico importante é que as contrações excêntricas mais lentas facilitam a percepção do trabalho muscular. A redução de peso costuma ajudar, porque pesos maiores podem exigir mais atuação dos músculos auxiliares, diminuindo a sensação de trabalho no músculo agonista principal. Por outro lado, pesos muito leves não ativam bem os músculos.

SANTARÉM, J.M. Musculação em todas as idades: Comece a praticar antes o seu médico recomende. Barueri-SP, Manole – 2012. 

            Conclusão: para um melhor pump muscular, é recomendado o conhecimento da ação do músculo envolvido na execução do exercício, séries com cadências mais ritmadas, maior números de repetições e intervalos de descanso menores que um minuto. Essas características são inerentes ao treino metabólico de hipertrofia, onde alterações do metabolismo local do músculo exigido, desencadeiam respostas condizentes com o crescimento muscular.

Um comentário:

  1. interessante Rodrigao, hoje podemos ver nas academias, que existem muitos alunos, senao a maioria, que pensam que a hipertrofia muscular se desenvolve devido a grandes de cargas, aos poucos estamos conseguindo mudar esse pré-conceito, fazendo com que o treinamento seja mais eficaz, e claro, artigos como esse fortalecem nosso trabalho.
    abraço

    ResponderExcluir