terça-feira, 3 de abril de 2012

Musculação: A Revolução Antienvelhecimento



Você poderá viver mais! Muito mais! Graças a ciência moderna a expectativa de vida aumenta a cada década. E hoje já não falamos em viver mais, mas, em viver eternamente.

A população mundial está envelhecendo, e as previsões são de que nos Estados Unidos em 2030 haverá 150 milhões de indivíduos com 65 anos ou mais (classificados como idosos). O Brasil atualmente possui 15 milhões de idosos, e a expectativa é que esse número aumente para 45 milhões no ano de 2025 se tornando a sexta população mundial.

Expectativa de Vida ao Longo do Tempo

Ano

Expectativa de Vida

1796

25 anos

1896

45 anos

Início do séc. XXI

80 anos

2046

120 anos

Atualmente cientistas dizem ter encontrado a pílula para a eternidade. Especula-se uma expectativa de vida de 250 anos.

Agora, você pode viver melhor! Muito melhor! A longevidade esta aumentando, e o grande desafio é equalizar a quantidade de anos que se aumenta com uma melhor qualidade de vida para esta longevidade. A boa notícia é: este grande desafio se encontra dentro de você. Ou seja, só depende de você determinar a qualidade de vida que pretende ter com o passar dos anos.

Enquanto alguns cientistas estudam uma fórmula para aumentar nosso “prazo de vida”, outros já nos oferecem a receita de como viver melhor em qualquer faixa etária. Fique tranqüilo, você não precisará procurar esta informação porque nós a disponibilizamos aqui.

A Receita

Geralmente o envelhecimento é tratado como um estado tendenciosamente classificado como “terceira idade”. Entretanto, o envelhecimento não é um estado, mas sim um processo de degradação progressiva e diferencial. A velocidade e a gravidade do processo variam de indivíduo para indivíduo, principalmente devido ao estilo de vida adotado desde idades mais jovens.

E é justamente no estilo de vida que esta o segredo para se viver melhor. E a receita é simples: pratique musculação e alie uma alimentação saudável. Inúmeros estudos comprovaram o papel que a musculação exerce no processo antienvelhecimento. Principalmente com relação à sarcopenia, que compreende a perda de massa muscular fisiológica que ocorre com o decorrer dos anos e que vem a comprometer os diversos sistemas do corpo humano.

Estas perdas de massa muscular iniciam no adulto jovem por volta dos 30 anos, e se o indivíduo mantiver-se sedentário, pode perder até 10% de sua massa muscular até os 50 anos de idade, podendo reduzir-se drasticamente a 1/3 do total aos 80.

Com o comprometimento do sistema muscular pela sarcopenia, diversos outros sistemas do corpo humano são atingidos indiretamente. Dentre estes sistemas estão: o sistema ósseo podendo ocorrer a osteoporose (perda de massa óssea, expondo o osso à um risco grande de fratura a um mínimo impacto); ocorrência de doenças cardíacas por uma participação cada vez menor do sistema aeróbio e perda de tecido metabolicamente ativo que evita doenças como a diabetes; sistema respiratório, por perda de massa e conseqüentemente da força dos músculos aumentando o esforço respiratório; assim como o sistema hormonal, articular, entre outros.

É importante citarmos, que os tipos de fibras musculares que são mais afetadas com a sarcopenia são as fibras do tipo II (de contração rápida) - mais utilizadas para realizar as atividades cotidianas - e essas perdas com o tempo podem chegar a tal ponto que o indivíduo pode se tornar incapaz de levantar-se de uma cadeira ou até cuidar da própria higiene pessoal.

Pela atuação específica no sistema muscular, por aumentar a aptidão aeróbia e aprimorar com excelência as principais capacidades físicas necessárias à realização das tarefas do dia a dia, a musculação leva vantagem entre outros tipos de exercícios físicos com o objetivo antienvelhecimento.

O quadro abaixo apresenta resumidamente algumas das alterações decorrentes do processo de envelhecimento e a influência da prática da musculação.

Envelhecimento

Musculação

Força Muscular

Diminui

Aumenta

Massa Muscular

Diminui

Aumenta

Metabolismo muscular

Diminui

Aumenta

Metabolismo muscular em repouso

Diminui

Aumenta

Composição Corporal (gordura corporal)

Aumenta

Diminui

Densidade Mineral Óssea

Diminui

Aumenta

Metabolismo da Glicose

Diminui

Aumenta

Auto Eficiência

Diminui

Aumenta

Risco de Quedas

Aumenta

Diminui

Qualidade do Sono

Diminui

Aumenta

Depressão

Aumenta

Diminui

Isolamento Social

Aumenta

Diminui

Nível Global de Atividade Física

Diminui

Aumenta

Doenças Crônicas (hipertensão, diabetes, dislipidemias, etc.)

Aumenta

Diminui

Motilidade gastrointestinal

Diminui

Aumenta

Maiores informações sobre a atuação da musculação no processo de envelhecimento, descrição de sua atuação em cada sistema do corpo humano, prescrição de exercícios de musculação convencionais e funcionais, avaliações específicas, aspectos nutricionais e de primeiro socorros para o idoso, podem ser encontradas no livro: “Musculação: A Revolução Antienvelhecimento” dos autores: Mauricio de Arruda Campos, Bruno Coraucci Neto e Rodrigo Fenner Bertani, recentemente lançado pela editora Sprint (www.sprint.com.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário